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segunda-feira, 23 de maio de 2011

Inep abre inscrições para o Enem 2011; tire suas dúvidas


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) já está recebendo as inscrições para Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011. De acordo com informações do Instituto, o sistema, que estava previsto para as 10h, já está em funcionamento. Estudantes interessados em participar do processo podem se inscrever no site do Inep até as 23h59 do dia 10 de junho, exclusivamente pela internet.
A previsão do Inep é que o número de inscritos chegue a 6 milhões. O valor da taxa é de R$ 35, mas estudantes que estão concluindo o ensino médio em escola pública não pagam.
Em 2009, o MEC deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem como forma de ingresso na universidade. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. No ano passado, foram ofertadas 83 mil vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais.
A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é necessário ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em colégio privado com bolsa integral.
A matriz com os conteúdos que serão cobrados na prova estão disponíveis em edital publicado na última semana no Diário Oficial da União. O Inep publicou em seu site um guia de perguntas e respostas sobre o Exame 2011.
O guia traz as dúvidas mais frequentes dos estudantes relacionadas à preparação para a prova, aplicação e correção dos exames e divulgação dos resultados. Veja abaixo algumas perguntas e respostas sobre o exame:
Quando serão feitas as inscrições para o Enem 2011? Qual o valor da taxa 
As inscrições deverão ser realizadas das 10h do dia 23 de maio até 23h59 do dia 10 de junho, observado o horário oficial de Brasília-DF.
O valor da taxa de inscrição para os inscritos pagantes a taxa é de R$ 35,00. Ela deverá ser paga por meio de GRU simples (boleto), gerado no ato de inscrição. O boleto pode ser reimpresso durante todo o período de inscrições, e deve ser pago até o dia 13 de junho. Caso contrário, a inscrição não será efetivada.
Quem está isento do pagamento da taxa?
De acordo com informações do Inep, todos que estiverem concluindo o ensino médio em 2011 em escola pública são automaticamente isentos do pagamento. Nos demais casos, o participante pode pleitear isenção de taxa declarando-se pertencente a família de baixa renda. O pedido de isenção do pagamento da taxa somente poderá ser solicitado por meio do sistema de inscrição.
Quando será a aplicação das provas do Enem 2011?
As provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro de 2011, com início às 13h, horário oficial de Brasília-DF, em todos os 26 estados e no distrito federal.
Haverá atendimento diferenciado a participantes com necessidades especiais?
Segundo o Inep, haverá atendimento diferenciado a participantes com necessidades especiais desde que o participante nessas condições informe suas necessidades no ato na inscrição. Os candidatos deverão dispor dos documentos comprobatórios, que poderão ser solicitados pelo Inep a qualquer momento.
Qual a orientação para os guardadores do sábado?
O sabatista terá sua condição respeitada. Para tanto, é indispensável que solicite, no ato de inscrição, esse atendimento específico. Ele deverá ingressar no local de prova no mesmo horário de todos os participantes - entre 12 e 13h, horário de Brasília - e irá aguardar em uma sala o início de sua prova.
O participante deverá manter o número da senha gerada no ato de inscrição?
O número de inscrição e a senha deverão ser mantidos sob guarda do participante e são indispensáveis para o acompanhamento do processo de inscrição, para a obtenção dos resultados individuais via Internet e para a inscrição em programas de acesso ao ensino superior, programas de bolsa de estudos e de financiamento estudantil, entre outros programas do Ministério da Educação. A senha de acesso ao sistema é pessoal, intransferível e de inteira responsabilidade do participante.
Em caso de perda, como o participante fará para recuperar a senha? 
A recuperação da senha será feita no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao e será encaminhada por e-mail ou SMS, informados pelo próprio participante no momento da inscrição. O participante deverá informar o número de seu CPF e sua data de nascimento.
Como se dará a confirmação da inscrição?
Para os participantes não isentos, a inscrição será considerada válida após a confirmação do pagamento - no valor correto, no prazo estabelecido e com o boleto gerado no sistema de inscrição e/ou acompanhamento. Para os participantes que declararem carência socioeconômica , a inscrição será considerada válida se confirmada a carência.
O Comprovante da Inscrição do participante estará disponível no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao, sendo de responsabilidade exclusiva do participante acompanhar a situação de sua inscrição.
O participante receberá cartão de confirmação?
O cartão de confirmação será enviado pelos Correios, no endereço informado no ato da inscrição, ou poderá também ser impresso na página de acompanhamento da inscrição do Exame. O documento contém o número de inscrição, data, hora e local onde serão realizadas as provas, a indicação dos atendimentos diferenciados ou específicos, da opção de língua estrangeira e da solicitação de certificação. Cabe ao participante acompanhar sua inscrição, por meio da página de acompanhamento.
Como serão as provas do Enem 2011?
Serão quatro provas objetivas, contendo, cada uma, 45 questões de múltipla escolha, e uma redação. As provas serão dividadas por Área do Conhecimento. Ciências Humanas e suas Tecnologias irão avaliar História, Geografia, Filosofia e Sociologia, a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias avalará Química, Física e Biologia. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação irá compor Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação. A área de Matemática e suas Tecnologias irá avaliar os componentes curriculares da Matemática.
Quando será cada prova e qual sua duração?
No primeiro dia, sábado, de provas serão realizadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador.
No segundo dia, domingo, serão realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador.
Onde serão aplicadas as provas?
As provas serão aplicadas em todas as unidades da Federação. Os locais de aplicação serão informados no Cartão de Confirmação da Inscrição e na página de acompanhamento da inscrição do Enem, no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova. O participante escolhe o município onde deseja realizar sua prova, no ato da inscrição.
É obrigatória a apresentação de documento com foto no dia da prova? Que documentos de identificação podem ser apresentados? 
Segundo o Inep, é obrigatória a apresentação do documento com foto e não pode estar com a validade vencida.
Podem ser apresentados os seguintes documentos: Cédula de identidade (RG) expedida por Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal; a identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros; a identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por Lei tenham validade como documento de identidade; a Carteira de Trabalho e Previdência Social; o Certificado de Reservista; o Passaporte e a Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997.
Não serão aceitos em hipótese alguma Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Título Eleitoral, Carteira Nacional de Habilitação em modelo anterior à Lei nº 9.503/97, Carteira de Estudante, crachás e identidade funcional de natureza privada, nem documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados, ou, ainda, cópia de documentos, mesmo que autenticadas.
Mas e se a validade do documento estiver vencida e a foto não possibilitar identificação? E se o documento de identidade tiver sido roubado, extraviado, perdido ou furtado? 
Nesses casos o participante poderá realizar as provas, desde que se submeta à identificação especial, que compreende a coleta de dados e assinatura em formulário próprio.
Nas situações de roubo,perda ou extravio, o participante poderá fazer a prova desde que apresente o Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial e emitido há, no máximo, 90 (noventa) dias da data de realização das provas e seja feita a identificação especial, com a coleta de dados e assinatura em formulário próprio.
Que tipo de caneta pode ser usada no dia da prova?
Apenas caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
Qual será o procedimento quanto a aparelho celular ou qualquer outro eletrônico no dia da prova? Que outros objetos são proibidos? 
Ao entrar na sala o participante deverá desligar todo e qualquer aparelho eletrônico que traga consigo, incluindo celular. Nesse momento, será fornecido um porta¿objetos com lacre, para que aparelhos e demais materiais proibidos sejam guardados. O porta-objetos deverá ficar embaixo da cadeira até o final das provas e só poderá ser aberto quando o participante deixar o local, sob pena de eliminação.
O participante não poderá utilizar lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e óculos escuros. Caso esteja portando esses objetos, deverão ser armazenados no porta-objetos fornecido e mantidos sob a cadeira.
Quando o participante poderá deixar o local do Exame e em que momento o participante poderá levar o Caderno de Questões?
O estudante poderá deixar a sala somente após duas horas do início das provas, sob pena de eliminação. O caderno de questões poderá ser retirado da sala somente nos últimos 30 minutos antes do término das provas, também sob pena de eliminação.
Quando os gabaritos serão divulgados?
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico http://www.inep.gov.br/enem, até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas.
Quando serão divulgados os resultados das provas individuais? 
Os resultados individuais do Enem 2011 somente serão disponibilizados no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem, em data a ser divulgada. Para acessar o resultado, o participante deverá informar o número de inscrição e senha ou CPF e senha.
Por quanto tempo a informação do resultado individual permanecerá disponível?
O Inep manterá o registro dos resultados individuais de todos os participantes da edição 2011 do Enem disponível para consulta eletrônica por 2 (dois) anos, contados a partir da divulgação dos resultados.
O Enem tem como objetivo o acesso à educação superior?
Essa não é a única, mas é uma das funções. O Enem tem sido usado com sucesso como mecanismo de acesso à educação superior, tanto em programas do Ministério da Educação ¿ Sisu e Prouni ¿, quanto em processos de permanência ¿ Fies. Também tem sido utilizado em processos de governos estaduais e da iniciativa privada.
O Enem 2011 poderá ser usado para certificação no ensino médio?
Sim, a certificação é mais uma das possibilidades que o Exame oferece. Os participantes maiores de 18 anos que ainda não terminaram a escolarização básica podem participar do Enem e pleitear a certificação no ensino médio junto a uma das instituições que aderem ao processo ¿ secretarias estaduais de educação, os institutos federais e os centros federais. A lista das instituições conveniadas está no edital.
Como será realizada a certificação de conclusão do ensino médio por meio do Enem?
No ato da inscrição o participante deve indicar a instituição certificadora onde irá solicitar a certificação para fins de conclusão do ensino médio. As instituições que firmaram Acordo de Cooperação Técnica para esse fim estão listadas no Edital. A definição dos procedimentos para certificação é responsabilidade das instituições certificadoras.
Com informações da Agência Brasil e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep)

ENEM

abriram as inscrições hoje coleguinhas, quem conclui o ensino médio em escola pública está completamente isento da taxa de inscrição, mais pra frente vou postar sobre onibus e talz

o site abaixo
http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao/


Rodrigo Souto - @rodrigosoutosm

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Haha



Rodrigo Souto - @rodrigosoutosm

Piada

Quando Dona Helena empurrou com o pé a última caixa da mudança pra fora do seu apartamento, a Jéssica do 507 saía com a última caixa da mudança do apartamento dela nos braços.
- Não tá pesada não?
- Um pouco, mas é a última, dá pra carregar.
- O Seu Jonas tá te ajudando também? Vi umas caixas lá embaixo.
- Tá sim, ele tá colocando no caminhãozinho da mudança pra mim.
- Hum…
- Tá indo pra onde?
- Pro térreo.
- Não, pra qual cidade?
- Aqui mesmo, só estou mudando de bairro. E você?
- São Paulo.
- Segura a porta do elevador pra mim?
- Claro.
Eu não sei o motivo, mas Dona Helena sempre achou que a Jéssica fosse garota de programa. Ela era jovem, loira, tinha um sorriso bonito, olhos claros, magra e com seios fartos. Nunca viu ela com um namorado fixo, sempre com uns caras diferentes a cada final de semana. Essa mudança para São Paulo só poderia ser uma coisa: emprego na Rua Augusta.
- Tá indo a trabalho?
- É, o dinheiro está em São Paulo, né Dona Helena.
- É… o dinheiro…
- E porque a senhora está se mudando?
- Vou morar mais perto da igreja, o Alfredo encontrou uma casinha boa.
- Que bom.
- Sim, vou poder ir mais às missas.
- A senhora é bem religiosa, né?
- Sigo os conselhos do Pai.
- Do pai de quem?
- Do Pai, Deus.
- Ah, sim, Deus. Claro! Chegamos.
- Bem, foi um prazer encontrá-la, sucesso em São Paulo!
- Obrigada. Boa… missa pra senhora.
- Obrigada.
E cada uma tomou o seu rumo. Assim que os moços da transportadora descarregaram tudo, Dona Helena começou a abrir as caixas. Sua surpresa foi grande ao descobrir uma caixa trocada. Nela haviam livros de direito penal, leis, fotocópias, cadernos e um quadro com um diploma de advogada.
Já em São Paulo Jéssica ria muito com as amigas após abrir uma caixa que veio trocada. Nela haviam uns copos embrulhados em jornais, talheres, jarras, potes de plástico e um pênis de borracha com um terço enrolado na base embrulhados em vários panos de prato.
O fato é que as duas ficaram muito surpresas com as vizinhas que tinham.
***



Rodrigo Souto - @rodrigosoutosm

quarta-feira, 18 de maio de 2011

EDITORIAL 1

O editorial - Uma modalidade que circunda no cotidiano jornalístico
Situando-nos ao contexto que caracteriza os gêneros veiculados pelo universo jornalístico, ressaltamos uma característica que lhes é peculiar – a objetividade. Embora um repórter, estando diante do exercício de suas funções, prima-se por se manter o mais imparcial possível, é inegável que ele, assim como qualquer outro ser, seja dotado de pensamentos e opiniões próprias. 

Diante de tal ocorrência, os veículos de comunicação, ora representados pelos jornais impressos e revistas, optam por estabelecerem delimitações entre a notícia e o editorial.
Tais delimitações referem-se aos aspectos que se divergem em ambos os gêneros, uma vez que este retrata um discurso voltado para a argumentação, ressaltando a opinião coletiva dos integrantes do jornal, e aquele tem por objetivo apenas informar ao leitor/expectador acerca dos fatos inerentes a um determinado acontecimento. Daí a imparcialidade, isentando-se de quaisquer traços de pessoalidade por parte do emissor (no caso, o profissional atuante). 

As referidas elucidações nos fazem concluir que o editorial se caracteriza por representar um gênero textual que expressa a opinião de um jornal ou revista em relação a um determinado assunto – aspecto que revela sua finalidade persuasiva. Pelo fato de se atribuir a uma opinião coletiva, a autoria não é identificada. Notadamente, em virtude da heterogeneidade de posicionamentos.

No que tange ao discurso apresentado, esse costuma se apoiar em fatos polêmicos ligados ao cotidiano social. E quando falamos em discurso, logo nos atemos à questão da linguagem que, mesmo em se tratando de impressões pessoais, o predomínio do padrão formal, fazendo com que prevaleça o emprego da 3ª pessoa do singular, ocupa lugar de destaque. 

A título de complementaridade, analisemos a forma pela qual se compõe o gênero em questão. Em termos estruturais, podemos dizer que ele se apresenta sob: 

* Uma síntese, constituída por uma apresentação – Constituída geralmente pelo 1º e 2º parágrafo, refere-se à exposição da ideia principal com base na ideia a ser defendida. 

* O corpo do editorial – Revela os argumentos que fundamentam a ideia principal em relação ao posicionamento atribuído pelo veículo de comunicação em referência. 

* A conclusão – Refere-se a uma possível solução para o problema levantado ou, em determinados casos, incita o leitor a uma reflexão sobre o assunto em pauta.

POR WILZA REZENDE LIMA

EDITORIAL

Os editoriais são textos de um jornal em que o conteúdo expressa a opinião da empresa, da direção ou da equipe de redação, sem a obrigação de ter alguma imparcialidade ou objetividade. Geralmente, grandes jornais reservam um espaço predeterminado para os editoriais em duas ou mais colunas logo nas primeiras páginas internas. Os boxes (quadros) dos editoriais são normalmente demarcados com uma borda ou tipografia diferente para marcar claramente que aquele texto é opinativo, e não informativo. Editoriais maiores e mais analíticos são chamados de artigos de fundo.
O profissional da redação encarregado de redigir os editoriais é chamado de editorialista.
Na chamada "grande imprensa", os editoriais são apócrifos — isto é, nunca são assinados por ninguém em particular.
A opinião de um veículo, entretanto, não é expressada exclusivamente nos editoriais, mas também na forma como organiza os assuntos publicados, pela qualidade e quantidade que atribui a cada um (no processo de Edição jornalística). Em casos em que as próprias matérias do jornal são imbuídas de uma carga opinativa forte, mas não chegam a ser separados como editoriais, diz-se que éJornalismo de Opinião.

Ex: Leia o editorial publicado nesta sexta-feira:

Dificilmente a Câmara dos Deputados conseguirá aprovar a curto prazo a Lei de Biossegurança que precisa votar por ter sido modificada no Senado.

É muito longa a pauta de projetos à espera de apreciação: além de outras importantes leis, há projetos de emendas constitucionais e uma série de medidas provisórias, que trancam a pauta. 

Mas, com tudo isso, é importante que os deputados tenham consciência da necessidade de conceder aos cientistas brasileiros, o mais rapidamente possível, a liberdade de que eles necessitam para desenvolver pesquisas na área das células-tronco embrionárias.

Embora seja este um novo campo de investigação, já está fazendo surgir aplicações práticas concretas, que demonstram seu potencial curativo fantasticamente promissor. 

Não é por outro motivo que os eleitores da Califórnia aprovaram a emenda 71, que destina US$ 3 bilhões às pesquisas com células-tronco, causa defendida com veemência por seu governador, o mais do que conservador Arnold Schwarzenegger.

O caso chama a atenção porque o ex-ator, ao contrário de outros republicanos (como Ron Reagan, cujo pai sofria do mal de Alzheimer), não tem interesse pessoal no desenvolvimento de tratamentos médicos para doenças degenerativas hoje incuráveis.

Apenas o convívio com pessoas como o recentemente falecido Christopher Reeve, que ficou tetraplégico após um acidente, ou Michael J. Fox, que sofre do mal de Parkinson, parece ter sido suficiente para convencer Schwarzenegger de que é fundamental apoiar a pesquisa. 

O projeto que retornou do Senado ainda inclui graves restrições à ciência, como a limitação das pesquisas às células de embriões congelados há pelo menos três anos nas clínicas de fertilização — embriões descartados que, com qualquer tempo de congelamento, vão acabar no lixo.

Também algum dia será preciso admitir a clonagem com fins terapêuticos, hoje vedada, e que é particularmente promissora. 

Ainda assim, comparado com o projeto proibitivo que veio originalmente da Câmara, o novo texto da Lei de Biossegurança é um importante passo à frente. Merece ser apreciado com rapidez e aprovado pelos deputados.
(O Globo, 5/11)

POR WILZA REZENDE LIMA

laboratório de redação

Este laboratório tem como objetivo levar até você as principais
técnicas para se escrever um bom texto, principalmente no
vestibular.

Tópicos abordados


Coesão e Coerência

Antes de tudo é preciso saber o que é coesão e coerência, pois elas são as principais chaves de qualquer texto.

Coesão - é a ligação existente entre as idéias, feita através de conectivos apropriados, como conjunções, pronomes e artigos. O uso indevido de elementos de ligação e mesmo a má escolha vocabular podem comprometer os processos coesivos do texto. 
Coerência - é a relação lógica entre as várias idéias que compõem um texto. O problema básico envolvido na produção da coerência é o do acerto das partes com relação ao todo textual, do ajuste seqüencial das idéias, da progressão dos argumentos, das afirmativas que são explicadas.





Texto Dissertativo

.......Dissertar consiste em argumentar em torno de uma idéia, baseando-se em um ponto de vista para fazer defesas ou acusações. Através de fundamentação, um texto dissertativo é construído. Nesse tipo de texto você estará expondo suas idéias sobre um determinado tema. Antes de começar a escrever, é preciso ter em mente qual é o seu principal objetivo e o que você quer provar àquele que está lendo.
.....A maioria dos vestibulares cobram a dissertação. Trazem uma orientação e a partir dela você cria seu texto. Não fuja do tema proposto e organize seu texto em um rascunho. Fique sempre atento ao que está escrevendo! Coloque-se sempre no lugar do leitor e nunca deixe idéias vagas em seu texto.




Articulação de Idéias

Desenvolvendo parágrafos. Uma sugestão:
Cada parágrafo, ao ser desenvolvido, deve ser organizado em torno de certas frases-básicas, que têm as suas funções originais:
- Tópico Frasal: é a frase inicial, desenvolvida a partir da temática da orientação. Para se achar a temática de uma orientação, basta resumir o conteúdo principal do tema apresentado.
- Frase de desenvolvimento: é desenvolvida a partir das respostas à pergunta "por quê?", feita ao tópico frasal. Geralmente, um parágrafo se desenvolve com duas ou três dessas frases.
- Frase de Conclusão: fecha a idéia do parágrafo. Iniciado por expressões do tipo "é preciso", "é necessário"; fazendo assim uma relação de análise e solução.
Exemplo: "Viver na cidade tornou-se um grande desafio. A todo momento, as pessoas são vítimas das mais variadas formas de violência. É preciso que o governo se posicione urgentemente e crie medidas que mudem essa situação."


Construção de Parágrafos

Ao desenvolver uma dissertação, é preciso preocupar-se com a função dos parágrafos, além, é claro, da preocupação estética.
A produção não deve ultrapassar cinco parágrafos, cada um com a função abaixo: Observação: o texto abaixo é para exemplificação da técnica, por isso sua fundamentação é superficial. Ao escrever, explore de forma mais abrangente seus argumentos.
1º. parágrafo - localização de tempo e espaço, reação social e índice de variação do assunto.
Exemplo: O Brasil é um país em que nos últimos anos apresenta um aumento assustador do índice de violência policial, gerando grandes revoltas por parte da população.
2º. parágrafos - pode ser desenvolvido em dois parágrafos. Abrange o "falar a respeito", que pode ser iniciado a partir das idéias obtidas à pergunta "por quê?", feita ao tópico frasal.
Exemplo: Os policiais atualmente são vítimas do desinteresse político que julga a preparação integral desses profissionais como uma atividade secundária. (...)3º. parágrafo
4º. parágrafo - exemplificação. Localização de tempo e espaço, reação social e/ou nacional e o fato.
Exemplo: cerca de dois anos, a sociedade paulista e também nacional se chocou com o comportamento de policiais militares que usaram do poder que lhes é peculiar, para torturar pessoas inocentes com o objetivo de tirar-lhes dinheiro.
5º. parágrafo - conclusão. Evidencia seu ponto de vista direta ou indiretamente. Use expressões como "é preciso", "é importante", "é necessário" para iniciar seu parágrafo conclusivo.
Exemplo: É preciso que o governo assuma verdadeiramente seu papel e crie mudanças de combate à violência, sobretudo, policial. Afinal as pessoas têm direito à uma vida mais digna e tranqüila.




Dicas Importantes

1) São condições de nulidade de redação no Vestibular:

- ser ilegível;
- fugir totalmente ao tema proposto;
-não obdecer aos tipos de composição propostos (narração, dissertação,descrição);
- apresentar 20 ou mais erros de ortografia, 20 ou mais erros de pontuação;
- estar escrita a lápis;
- ser inintelegível.
2) Nunca use em seu texto frases que estavam prontas na orientação apresentada. Isso pode ser considerado plágio e sua redação corre o risco de ser anulada.
3) Gírias ou ditados populares não devem aparecer em sua dissertação (é um caso de plágio também) Caso queira usar, por exemplo: Água mole, pedra dura, tanto bate até que fura; que é um ditado, construa assim: "Como diz o ditado popular: água mole, pedra dura..."
4) Procure não utilizar a primeira pessoa em sua redação, principalmente quando for determinado texto objetivo. A primeira pessoa dá um caráter muito subjetivo ao seu texto, o que de certa forma prejudica sua argumentação.